quinta-feira, 16 de maio de 2013


         História da World Wide Web

A World Wide Web, a Rede de alcance mundial em português ("WWW" ou simplesmente "Web") é um meio de comunicação global no qual usuários podem ler e escrever através de computadores conectados à Internet. O termo Web é usado erroneamente como sinônimo da própria Internet, sendo a Web apenas um serviço que utiliza a Internet, assim como as mensagens de e-mail; a História da Internet antecede bastante a da Rede de alcance mundial.
A parte que tem hipertexto da Web tem uma história complicada; notáveis influências e precursores incluem o Memex deVannevar Bush, a Standard Generalized Markup Language (SGML) da IBM e o Projeto Xanadu de Ted Nelson.
O conceito de um sistema de informações global/doméstico é tão antigo quanto en:A Logic Named Joe, uma pequena história de 1946 criada por Murray Leinster. Nela, todas as casas possuíam terminais de computador, chamados logics. Embora fosse um sistema centralizado de forma autônoma a história reflete o sentimento de ubiquidade da informação, que veio com a Web.

Ficheiro:NOAA Internet example.png

Invenção da World Wide Web

O desenvolvimento da World Wide Web até 1991 começou em 1980 quando o inglês Tim Berners-Lee, um funcionário contratado do CERN - Organização Europeia para a Investigação Nuclear, na Suíça, desenvolveu o ENQUIRE, um projeto usado para reconhecer e armazenar associações de informação. Cada nova página no ENQUIRE deveria estar ligada a uma página existente.
Em 1984, Berners-Lee voltou ao CERN e se deparou com problemas de apresentação de informações: cientistas em volta do mundo precisavam compartilhar dados, utilizando plataformas e logiciários diferentes. Ele redigiu uma proposta em março de 1989 para um grande banco de dados com hiperligações, mas isso gerou pouco interesse.
Seu chefe, Mike Sendall, o encorajou a implementar seu sistema na recém adquirida estação de trabalho NeXT. Ele considerou vários nomes, incluindo Information Mesh, The Information Mine (o que foi recusado, pois é a abreviação de TIM, o seu próprio prenome) ou Mine of Information (também recusado porque abrevia MOI, que é eu, em francês), decidindo finalmente por World Wide Web.
Ele teve um colaborador entusiasmado em Robert Cailliau , que reescreveu a proposta (publicada em Maio de 1990) e conseguiu recursos no próprio CERN. Berners-Lee e Cailliau defenderam sua ideias na Conferência Europeia de Tecnologia de Hypertexto em setembro 1990, mas não acharam investidores interessados na perspectiva de unir o hipertexto com a Internet.
No natal de 1990, Berners-Lee tinha construído as ferramentas necessárias para o funcionamento da Web: o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) a Linguagem de marcação de hypertextos (HTML), o primeiro navegador (browser), chamado WorldWideWeb, o primeiro servidor HTTP (conhecido depois como CERN httpd), o primeiro servidor web o http://info.cern.ch e as primeiras páginas Web que descreviam o projeto todo.
O browser podia acessar grupos de notícias e também arquivos FTP. Porém, ele podia rodar apenas no NeXT; Nicola Pellow então criou um navegador para texto que podia rodar em quase todos os computadores como Unix, Microsoft DOS. Para encorajar a sua utilização no CERN, eles colocaram a lista de telefones do CERN na Web e os usuários tinham que fazer o login no mainframe apenas para ver números telefónicos.
Paul Kunz do Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC) visitou o CERN em maio de 1991 e ficou apaixonado pela Web. Levou consigo o NeXT para o SLAC, onde a bibliotecária Louise Addis adaptou-o para o Sistema operativo VM/CMS no Mainframe IBM como um modo de mostrar o catálogo de documentos do SLAC em linha (online); foi o primeiro servidor web fora da Europa e o primeiro na América do Norte.
No dia 6 de agosto de 1991, Berners-Lee publicou um pequeno resumo do projeto da World Wide Web no alt.hypertext newsgroup. Essa data marca o nascimento da Web como um serviço público da Internet.
Curiosamente, uma das primeiras contribuições do CERN na Web foi a do grupo burlesco musical feminino Les Horribles CERNettes (as Horríveis raparigas do CERN), cujas imagens de promoção passam por ser das primeiras imagens da Web.

Desenvolvimento nos anos 1990

Ligados desde o nascimento no CERN, os primeiros a adotar a World Wide Web foram os departamentos de pesquisa das universidades ou laboratórios de física, como Fermilabe SLAC.
Os primeiros Websites mesclavam ligações utilizando tanto o protocolo HTTP como o então popular protocolo Gopher, que provinha acesso ao conteúdo por meio de menus apresentados como sistema de arquivo ao invés de arquivos HTML. Os primeiros utilizadores da Web navegavam ora salvando cada página consultada nos favoritos (bookmarks), como no primeiro sítio (português europeu) ou site (português brasileiro) web de Berners-Lee, http://info.cern.ch/, ora consultando listas com informações actualizadas tais com as páginas das novidades - "What's New" - do National Center for Supercomputing Applications (NCSA). Alguns sítios também eram indexados por Wide area information server (WAIS) o que permitia aos utilizadores enviar pesquisas de informações semelhantes aos posteriores motor de pesquisa

Primeiros Navegadores

Até Abril de 1992, os navegadores só mostravam informações em formato texto, altura em que apareceram os primeiros navegadores que permitiam a visualização de gráficos, oErwise, uma aplicação desenvolvida na Universidade de Tecnologia de Helsínquia, e um outro ViolaWWW criado em Maio por Pei-Yuan Wei, que permitiam não só ver os gráficos como animações. Os dois programas funcionavam tanto no X Window System como em Unix.
O grande impulso à WWW foi a introdução de Mosaic em 1993, um navegador gráfico criado na NCSA sobre a direcção de Marc Andreessen para ser integrado no Website da Universidade de Ilinóis onde ele e Eric Bina haviam começado no ano anterior a desenvolver a ideia de um navegador multi-plataformas. Depois da graduação Marc Andreessen associou-se a um anterior chefe da Silicon Graphics e iniciaram a comercialização o Mosaic que passou a chamar-se Netscape em Abril 1994.

Expansão da Web

Todos os anos se realiza uma Conferência Internacional da World Wide Web e a primeira foi organizada no CERN por Robert Cailliau em Maio de 1994 . Em Abril de 1993 o CERN abriu o protocolo da Web para utilização pública livre de royalties, em reação à Universidade de Minesota ter informado que ia cobrir direitos de utilização do protocolo Gopher.

W3C

Em setembro de 1994, Berners-Lee fundou o Consórcio da World Wide Web (W3C) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts com o apoio da DARPA dos E.U.A. e aComissão Europeia. Tal como o havia feito o CERN, o W3C também deixou livre acesso ao código para ser implementado sem pagamento de direitos. Em 2002 aparece a Web 2.0 e Tim Berners-Lee previsualiza assim a Web semântica:
“Espero que a Web se torne capaz de analisar toda a informação e dados, ligações e transacções entre pessoas e computadores. Ainda se tem que inventar uma Web semântica capaz de tal realizar coisa, mas quando ela chegar o dia-a-dia do comércio, da burocracia e as nossas vidas de todos os dias vai fazer-se com máquinas que falamcom máquinas.”

Comercialização da Web

Foi entre 1999 e 2001 que se assistiu à explosão dos .com e há quem o compare ao desenvolvimento dos comboios dos anos 1840, do automóvel no início do século XX, da rádio dos anos 1920 e aos computadores caseiros dos anos 1980.
Em breve se seguiram todos os E-comércios, e E-ciência antes da explosão da computação em grelha, outra invenção do CERN para satisfazer as enorme exigência de cálculo necessário nas experiências do LHC.

Primeiros sistemas do WWW

·         Servidor Web num NeXT Computer utilizado por Sir Tim Berners-Lee no CERN
·         Certamente um dos primeiros routers IP na Europa, um Cisco ASM/2-32EM
·         Placa comemorativa do navegador web Mosaic na NCSA
Ao lado do computador vê-se uma cópia do documento "Information Management: A Proposal" (em inglês), a proposição de Berners-Lee ao seu chefe, nos finais dos anos 80, para a criação da World Wide Web. Sobre o computador mesmo e a mensagem em vermelho DO NOT POWER IT DOWN! Esta máquina é um servidor, NÃO O DESLIGUE!






Nenhum comentário:

Postar um comentário